Você é aquele (a) profissional que fala que não aplica a teoria na prática e que usou a teoria apenas para sua formação acadêmica? Então! Para o Serviço Social, a teoria anda interligada com a prática dos profissionais Assistentes Social. Como já mensionei para outros colegas de profissão, não podemos trabalhar com o achismo e sim com hipóteses para chegar em uma conclusão. E para isso devemos trabalhar embasados nas leis constitucionais, nas que regulamentam a pratica profissional (Diretrizes, princípios fundamentais e responsabilidades).
É muito importante recorrer ao código de ética profissional, ao Estatuto da criança e adolescente, ao Estatuto do idoso, CF 88 e entre outros recursos, sempre que possível, manter contato com os conselhos.
E em situações mais grave, buscar auxílio do profissional Advogado (a) que compõem a equipe interdisciplinar. São diversas situações que exigirá embasamento em Leis e teorias. Dessa forma é um equívoco dizer que trabalhamos isolados, não dá para diagnosticar uma situação sozinho (a) e nem deixar a teoria de lado.
O profissional Assistente Social deve estar em constante aprendizado, buscando sempre inovar seu conhecimento.
Cleia Machado