O Assistente Social é um profissional de nível superior, graduado no curso de Serviço Social. Sua formação é de cunho humanista, que se compromete com os valores que dignifica e respeita as diferenças e potencialidades das pessoas, independente da classe social, sem preconceitos, sem discriminação de qualquer natureza. Seu projeto ético-político e profissional é construído com referência ao Código de Ética Profissional do Assistente Social, tendo como compromisso a liberdade, a justiça e a democracia.
O QUE FAZ O ASSISTENTES SOCIAL:
atua no planejamento, gestão e execução de políticas, programas e serviços sociais no sentido de ampliar o acesso aos direitos sociais, que visem melhorar a vida de pessoas em situações de vulnerabilidades sociais. Desenvolve ações que incidem nas expressões da questão social pela mediação do primeiro setor (Governo), via políticas sociais e públicas, da iniciativa privada e/ou das organizações de terceiro setor articulando conhecimentos teóricos, técnico-operativos e reflexões ético-políticas.
Os assistentes sociais, acolhe, escuta, realiza atendimentos, visitas domiciliares, investiga, acompanha, planeja, produz pareceres, laudos e relatórios.
Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para mobilização e organização.
OBS: Crítica e Reflexiva, quando falo dessas duas palavras, quero empoderar os demais profissionais da área, porque devemos ser críticos (as), no sentindo de expor nossas opiniões, seguindo as diretrizes e princípios da profissão. Não falar abobrinhas, coisas que não sabe, não tem sentido, mas defender um ponto de vista coerente, ate que nos provem ao contrário.
Reflexiva, porque nos permite, pensar, estudar, compartilhar, pesquisar e etc.
LOCAIS DE ATUAÇÃO:
PRIMEIRO SETOR
O primeiro setor são os órgãos públicos federais, estaduais, municipais ou distritais, sendo eles:
Saúde;
Assistência social;
Previdência;
Educação;
Habitação;
Instituições que amparam crianças e adolescentes;
Instituições que amparam idosos;
Instituições educacionais para pessoas com deficiência;
Gestão social de políticas públicas;
Jurídico-social.
Segundo setor
SEGUNDO SETOR
O segundo setor entra as empresas privadas, sendo:
Recursos humanos;
Gerenciamento participativo;
Planejamento estratégico;
Relações interpessoais;
Qualidade de vida do trabalhador;
Treinamentos organizacionais;
Elaboração ou implementação de projetos;
Programas de prevenção de riscos sociais.
TERCEIRO SETOR
O terceiro setor são as organizações sociais, ONGs e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público- OSCIPs), ou seja, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, desde que os respectivos objetivos sejam sociais e atendam as normas estatutárias aos requisitos instituídos pela Lei 9.790/1999.
à margem do processo produtivo ou fora do mercado de trabalho, temos as seguintes possibilidades de atuação:
Defesa e garantia dos direitos dessa população;
Trabalho em conjunto com um corpo de voluntários.
Ma informaçoes, acesse o link https://novo.cress-se.org.br/perfil-profissional-do-assistente-social/
Cleia Machado