A PRECARIZAÇAO DOS VEICULOS PÚBLICOS PARA VISITAS DOMICILIARES
A visita domiciliar é um instrumento de trabalho que liga diretamente um profissional com a realidade do cotidiano do indivíduo, é nesse espaço que se promove o primeiro contato real, implementando o plano de trabalho interventivo.
Esse instrumento exige da equipe princípios éticos fundamentais que sinalizam concretamente a interação dos profissionais com destinatário (Usuário).
O grande problema para realizar essas visitas, são as precarizações de alguns veículos públicos, que não oferecem segurança para os profissionais. Quando o problema não está no veículo, está na falta do próprio motorista, obrigando qualquer um da equipe a conduzir o veículo.
Creio que a maioria dos profissionais tem uma história interessante, perigosa e até engraçada para contar sobre uma visita domiciliar. Desse modo, não sabemos o que vamos encontrar no local e o que pode suceder durante a visita.
Nem sempre somos bem recebidos e a maioria dos lugares que realizamos essas visitas são ambientes vulneráveis de segurança, apresentando risco e perigo, nos forçando a sair rapidamente do local.
Aí! você depara em perigo e com um veículo em péssimas condições de uso! O que fazer, se precisamos de segurança e bem-estar no trabalho?
Cada instituição pública possui um regime interno que garante a segurança e saúde do funcionário público, sendo assim temos o direito de exigir proteção e segurança no trabalho.
As visitas domiciliares devem ser realizadas com veículos com boas condições de uso, manutenção em dia, pois os instrumentos de trabalho dos profissionais precisam articularem entre os recursos disponíveis pelas secretarias públicas, pois só assim tornará possível ao alcance dos resultados das intervenções profissionais.
Cleia Machado