ACOLHIDA (CRAS E CREAS)
Um dos dispositivos da política de assistência social, é a acolhida, uma ponte que liga diretamente o profissional com o destinatário (Usuário), permitindo o primeiro contato entre os sujeitos até a resolutiva dos problemas identificados. A acolhida é recepcionar o sujeito com cordialidade e atenção, uma vez que, a acolhida seja calorosa e respeitosa, o andamento dos trabalhos, começam a fluir positivamente.
Essa temática é muito importante para os profissionais que estão trabalhando com a política de assistência social, de modo que, insere, desde o profissional da recepção das unidades ate os profissionais assistentes sociais e psicólogos.
O primeiro aspecto técnico-operativo das unidades CRAS e CREAS, está relacionado com a acolhida, pois deve transcorrer por todos os níveis de atenção, seja básica ou especial, considerando a ética profissional dos atores públicos.
NAS UNIDADES: A recepção deve ser realizada por um profissional ético e cauteloso, sempre com muita cordialidade, acompanhada de um “bom dia”, seja “bem-vindo” (a) pois o destinatário na maioria das vezes, chega fragilizado, expondo seu problema para todos, em busca de uma solução imediata. O profissional que está a frente da recepção, deve evitar essa exposição de fatos, sugerindo ao destinatário que se sente e aguarde um momento que será encaminhado (a) para os responsáveis do serviço procurado. Dessa forma, um sorriso pode passar mais tranquilidade para o sujeito e deixa-lo mais calmo.
Evitar perguntas, achismo e passar informações que não é da competência da recepção é muito importante para o processo de atendimento do destinatário.
A ação de acolher, não é ser um detetive, cheio de perguntas, focado apenas no crime! exige cuidados para conhecer a dimensão dos destinatários, considerando as particularidades culturais, religiosas e principalmente históricas no meio social.
ASSISTENTES SOCIAIS E PISCOLOGOS
A acolhida é o primeiro instrumento técnico-operativo desses profissionais, abarcado, como método de escuta atenta e qualificada. Saber ouvir primeiro é fundamental para sair da técnica mecanizada de que toda história é igual e o procedimento é o mesmo. Mesmo havendo contradições em seus relatos, uma hora ele vai acabar falando a verdade. Porque a ação dispensada para com ele, vai despertar os fatos reais.
Nenhum profissional, vai conseguir colher a verdade, encima de questionamentos opressores. A pressa, a ignorância, pode atrapalhar os resultados finais do atendimento. A atenção humanizada, considerando as necessidades dos destinatários resgata a percepção do sujeito fragilizado, que já não tem expectativa para sair do problema. Então mentir, pode ser o que eles entendem como achar a saída do problema.
O atendimento dos assistentes sociais e psicólogos são constituídos de elementos, baseados nos princípios éticos e sociais, amparados pela constituição federal. Dessa forma a acolhida, contribui para a construção do plano de trabalho e acompanhamento dos destinatários e possivelmente a metodologia a seguir, vai influenciar a participação de outras políticas públicas.
Cleia Machado