• Home
  • Blog
  • Como fazer Networking no Serviço Social?

Como fazer Networking no Serviço Social?

Publicado em
01 / 12 / 2024

Desejo boas vindas, que bom em te ter  por aqui!

Hoje vamos descobrir, como fazer networking no Serviço Social. Não percam, esta incrivel o conteúdo!

O que é Network?
Network é uma rede de contatos profissionais e relacionamentos que você construiu ao longo de sua carreira, para trocar conhecimento, apoio e oportunidades.

O que é networking?
Networking é uma prática de fortalecer e expandir essa rede de contatos de forma estratégica, criar parcerias e crescer na área. Entre essas práticas estão as nossas redes sociais, meios de comunicações e entres outras formas de gerenciar nossos contatos.

Network no Serviço Social
É a rede de contatos focada no intercâmbio de ideias e apoio entre profissionais da área social, para promoção de soluções, práticas inovadoras e parcerias de impacto.

3 Ideias Inéditas para Criar uma Networking de Contatos

  1. Círculos de Debates : Realize encontros online mensais com temas atuais do Serviço Social, convidando diferentes profissionais para compartilhar experiências.
  2. Mentoria Cruzada : Organiza mentorias em que profissionais trocam papéis – cada um mentorando sobre um tema de domínio próprio.
  3. Desafios Sociais em Rede : Promova ações colaborativas em que assistentes sociais resolvam desafios reais juntos, como casos de políticas públicas.

Desafios da Networking no Serviço Social

  1. Dificuldade em encontrar tempo para nutrir essas conexões.
  2. Limitação de recursos para eventos e encontros presenciais.
  3. Manter a confidencialidade e a ética nas trocas de experiências.

Benefícios da Networking no Serviço Social

  1. Acesso a soluções práticas e novos métodos de trabalho: A troca de experiências com outros profissionais podem elevar ainda mais nossos conhecimentos, o Serviço Social, exige cada vez mais que os (as) profissionais se atualizem suas teorias e práticas profissionais.
  2. Maior visibilidade e oportunidades na carreira: Quanto mais você manter sua rede de contatos ativa, mais reconhecimento e visibilidade você terá para divulgar a sua marca profissional.
  3. Apoio emocional e profissional constante. Além de fortalecer a nossa marca profissional, a rede se transforma em uma comunidade de apoio profissional e emocional.

Como Manter a Rede Ativa?

  • Atualize-se regularmente com os contatos, participe de eventos e compartilhe conteúdos interessantes para engajá-los sempre. 

   DICAS VALIOSAS

Como ser estratégico(a) ao criar networking no Serviço Social?

  • Ofereça Soluções, Não Apenas Produtos: Apresente seu serviço como uma resposta direta às demandas das empresas, ou instituições, mostrando como o Serviço Social pode gerar resultados reais, como bem-estar organizacional e aumento da produtividade.
  • Invista em Parcerias Ganha-Ganha: Ofereça workshops, palestras ou mentorias curtas gratuitas como degustação, sem exigir retorno imediato. Isso demonstra credibilidade e valor, abrindo portas para parcerias futuras.
  • Venda Sua Marca com Troca de Valores: Deixe claro como sua atuação é alinhada aos valores sociais da empresa/instituição. Por exemplo, destaque como seu trabalho fortalece a responsabilidade social corporativa e melhora a imagem pública da organização.
  • Fortaleça sua Presença Digital: Utilize as redes sociais para compartilhar histórias de sucesso, depoimentos e resultados concretos. Mostre o impacto do Serviço Social de forma visual e atrativa.
  • Conexões Humanizadas: Construa relacionamentos baseados em empatia e ética. Mostre que sua abordagem foca tanto no resultado quanto no impacto positivo na vida das pessoas.

   E ai, gostaram do conteúdo? Esse e muito mais, só aqui no Espaço Social! Abraços...

Cleia Machado

 https://www.youtube.com/watch?v=zRydtK-kFLk&t=7s

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade